Controle de Cupins

Os cupins são insetos muito conhecidos por sua importância econômica como pragas devido ao hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado de polímero, causando diversos prejuízos ao homem.

Atuamos no controle dessa praga por meio de sistemas de descupinização modernos e altamente eficazes.
Possuímos equipe técnica especializada que vai até o local para e realização analise identificando a espécie e os focos de infestação para determinação do melhor sistema a ser empregado para eliminação do inseto e proteção do local contra novos ataques.

Informações Importantes:

Os cupins são insetos pertencentes à ordem Isoptera, são seres hemimetábolos, com metamorfose gradual e aparelho bucal mastigador. Eusociais que vivem em colônias organizadas por sistema de castas morfológicas, onde dividem-se em: operários, soldados, falso operários, imagos, larvas, ninfas, reprodutores primários, reprodutores secundários, neotênico ninfóide, neotênico ergatóide e reprodutor secundário adultóide. Não existem cupins solitários.

Aplicação

-Para o grupo de cupins conhecido como cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis), o tratamento geralmente é feito através de injeção de inseticida nos furos feitos pelo cupim e pincelamento ou pulverização de toda a peça. Podemos também realizar em alguns casos o tratamento através de expurgo.

-Para o grupo de cupins arbóreos (Nasutitermes sp), o tratamento será feito através dos processos conhecidos por: barreira química no solo, tratamento no madeiramento do imóvel e vias de movimentação e espaços vazios como rede elétrica e teto de gesso por exemplo. Como os ninhos desse tipo de cupim podem ser vistos, pois ficam em cima de arvores, postes, etc, se for possível a remoção, o tratamento se torna mais eficaz.

-Para o grupo de cupins subterrâneos (Coptotermes sp e Heterotermes sp), além de poder realizar o mesmo tratamento usado para os cupins arboreos quando falamos de tratamento usando inseticida, para esse grupo temos a opção da utilização de iscas, o qual não é tóxico as pessoas e meio ambiente e além disso tem a certeza da eliminação das colônias desse tipo de cupim. 

A descupinização por meio de barreira química consiste na perfuração ao longo do perímetro do imóvel, fazendo a injeção de inseticida no solo. Com o solo tratado com inseticida, impede que o cupim consiga acessar o imóvel.