Escorpião

Os escorpiões, também chamados de alacraus, são artrópodes parentes dos aracnídeos, que se distribuem por quase todo o mundo, exceto nas regiões árticas e em grande parte do território russo.

Existem cerca de 1400 espécies de escorpiões diferentes, e todas são venenosas, a diferença é que os venenos afetam em diferentes medidas, então só alguns são letais, o resto apenas provoca reações de intoxicação.

Em geral, esses animais são caracterizados por terem duas pinças e um ferrão, que utilizam para injetar o veneno. Em relação à dieta, os escorpiões se alimentam de insetos e outros pequenos animais, como os lagartos. A picada é usada apenas quando se sentem ameaçados, porque é o mecanismo de defesa mais eficaz que possuem. Embora nem todas as espécies sejam mortais, muitas são extremamente perigosas para os seres humanos.

Fale Conosco

Tipos de Escorpiões

Escorpião Marrom


O Tityus bahiensis, também conhecido como escorpiãomarrom, é uma espécie de escorpião do Leste e Centro do Brasil. Mede 6 cm de comprimento, tem coloração muito escura e patas castanhas. A espécie é responsável, no Brasil, pelo maior número de casos de acidentes escorpiônicos em áreas rurais.

Escorpião amarelo


O escorpião amarelo brasileiro (Tityus serrulatus) se distribui por diferentes áreas do território brasileiro, embora tenha migrado para outras que não eram típicas devido ao crescimento das populações. É caracterizado por ter um corpo negro, mas com extremidades e cauda amarelas. O veneno dessa espécie é capaz de causar a morte, pois ataca diretamente o sistema nervoso e causa parada respiratória.

Escorpião de cauda negra


O escorpião de cauda negra (Androctonus bicolor) é encontrado na África e Oriente, onde prefere viver em áreas desérticas e arenosas. Mede apenas 9 centímetrose todo seu corpo é preto ou marrom muito escuro. Tem hábitos noturnos e seu comportamento costuma ser violento. A picada desse tipo de escorpião também pode ser letal para o ser humano pois é de fácil absorção e provoca parada respiratória.

Escorpião do Arizona


O escorpião do Arizona (Centruroides sculpturatus) se distribui pelos Estados Unidos e México. É caracterizado pela cor amarelada, sem maiores distinções, além de um ferrão bastante curvo. Mede apenas 5 centímetros e prefere viver em áreas secas, onde se refugia sob pedras e areia. É considerado o escorpião mais perigoso dos Estados Unidos, pois assim como os outros, seu veneno é capaz de causar a morte por afetar o sistema respiratório.
Controle de Escorpiões

Como são animais que oferecem riscos para a saúde humana, torna-se fundamental o controle de suas populações através de ações constantes que impeçam a instalação de abrigos e a disponibilidade de alimentos.

● Manter os quintais limpos evitando o acúmulo de entulhos;
● Controlar as principais fontes de alimentos – baratas, grilos, cupins, aranhas;
● Vedar frestas de muros e paredes;
● Retirar folhas secas acumuladas;
● Manter vedadas as caixas de esgotamento, gordura e pontos de energia;
● Telar ralos.
 
QUEM SOMOS

Experiência de
mais de 5 anos


Nós da Excelência Saneamento prezamos a alta qualidade de nossos serviços e a eliminação das pragas urbanas de forma eficaz.

Há mais de 5 anos no mercado, estamos sempre em busca de novos desafios e tecnologias para executar nossos serviços com a maior qualidade e satisfação possível.


Fale Conosco
PRECISA DE AJUDA?

Ligue agora e
converse com
nossos especialistas



(11) 2954-2378

São Paulo Capital

0800 777 9751

Grande SP, ABC e Interior

ORÇAMENTO
Open chat
Ajuda?